quinta-feira, 20 de agosto de 2020

CT Terra Santa e a Pandemia de COVID-19

 Desde que se iniciou a Pandemia de COVID 19, as Comunidades Terapêuticas teve seu processo de acolhimento interrompido, porém se faz necessário o atendimento e acolhimento dessas pessoas que estão em sofrimento e necessitando ser acolhidos em regime voluntário e gratuito.

Para isso a Febract (Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas), lançou o Manual de Orientação para Comunidades Terapêuticas, um guia para novos acolhimentos, visitas e saídas.

Como consta no Manual “infelizmente o COVID-19 perdurará por tempo indeterminado entre todos nós, e as Comunidades Terapêuticas precisam se organizar para realizar os procedimentos de novos acolhimentos, principalmente considerando que o público atendido pelas CTs tem grandes chances de estar contaminado com COVID-19 em razão de sua vulnerabilidade social”.

Sendo assim, a CT Terra Santa teve que se reestruturar em seu espaço físico para receber novos acolhidos em regime de quarentena, onde os recém chegados ficarão em espaço próprio, separados dos demais espaços e acolhidos da CT, por 14 dias, onde ficarão em observação.













Contudo, não basta apenas separar. É necessário também uma equipe exclusiva para o atendimento dos acolhidos no espaço de quarentena, bem como Plano Terapêutico próprio para esse período. 

A CT Terra Santa após reestruturação e reforma do espaço, montou seu Plano de Atenção ao COVID-19, optando por fazer esse período de quarentena com dois acolhidos de cada vez, direcionando  dois profissionais exclusivos para esse atendimento, a psicóloga Najlah e conselheiro (sócio-educador) Thiago.


Para que o processo de quarentena seja seguro é necessário o cumprimento de algumas regras que estão estabelecidas no Plano de Atenção da Terra Santa, conforme orientações do Manual:

  • Os novos acolhimentos devem ser feitos em bloco, ou seja, ambos devem chegar no mesmo dia, determinando o tempo zero.
  •  É obrigatório o uso de máscaras.
  •   Monitorar diariamente os acolhidos quanto à febre, sintomas respiratórios e outros sinais e sintomas da COVID-19.
  •   Uma boa articulação com a Saúde, para socorro imediato no Centro de Enfrentamento ao COVID-19 de Colina, ao sinal de qualquer sintoma.
  •  Orientações aos acolhidos sobre todos os protocolos de segurança como: higienização correta das mãos, etiqueta de tosse, distanciamento pessoal, o não compartilhamento de objetos pessoais.
  •  Garantir o acesso dos acolhidos ao material de higienização e demais EPIs.
  •  Os profissionais exclusivos para esse atendimento devem fazer uso dos  EPIs necessários para sua segurança como: máscaras, protetor facial, avental, luvas e touca, que devem ter o seu fornecimento garantido pela CT.  
  • Esses profissionais não deverão ter contato com as demais dependências da CT Terra Santa, bem como com os demais acolhidos que já saíram do período de quarentena.
  •  As atividades do Plano Terapêutico deverão respeitar o distanciamento social e os atendimentos psicológicos serão feitos em espaço aberto (ar livre), garantindo assim o sigilo e privacidade do atendimento.
  • Os atendimentos com a assistente social, durante esse período será feito por chamada de vídeo. 
  • O contato familiar acontecerá normalmente através de chamada de vídeo, com o uso  de um celular próprio para utilização desses acolhidos. 
  • A alimentação, preparada na cozinha da Terra Santa, será acondicionada em utensílio exclusivos, e servida pelo profissional da quarentena, utilizando pratos e talheres descartáveis. 

Nosso desejo é que a CT Terra Santa possa continuar sendo referência de acolhimento em nossa região, mesmo em tempos de pandemia,  e que possamos seguir melhorando cada vez mais para atender àqueles que necessitam de uma nova chance de recomeço, aprendendo as ferramentas necessárias para construir um novo estilo de vida.

Maiores informações pelos telefones: (17) 3341-4066, (17) 99676-5697 e (17) 99645-71-34. 

2 comentários:

  1. Que lugar mais aconchegante. Da para perceber o carinho e amor pelo trabalho pelo detalhe do vaso na mesa. Quantos detalhes. Acredito que deve ser complicado para um usuário de droga se internar e ainda ficar em quarentena,mas se a pessoa quiser mudar de verdade e só mais um desafio. A gente pode visitar e conhecer o lugar pessoalmente? E se a gente quiser ajudar como funciona? Muitas vibrações boas para vcs. Ótimo trabalho. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Agradecemos pelo seu comentário. Realmente temos procurado deixar o espaço o mais aconchegante possível, porque é verdade estar acolhido e ainda em situação de quarentena não é nada fácil! Quanto a visitar, infelizmente as visitas ainda não estão liberadas devido a toda essa situação da pandemia, mas tão logo se normalize, todos serão bem vindos para vir conhecer a Terra Santa. Quanto a ajuda vc poderá entrar em contato com o setor administrativo no telefone (17) 3341-4066 e obter informações de que forma isso poderá ser feito. Deus te abençoe!

      Excluir