ABUSO DE DROGAS, UMA DOENÇA DA FAMÍLIA
O dependente de drogas é levado à progressão da doença quando aqueles que o cercam são incapazes de lidar com a ansiedade que ele provocou. Isto é, com efeito, parte da doença. Nem o dependente, nem aqueles emocionalmente envolvidos com ele são capazes de enfrentar a realidade. A emissão de um cheque sem fundos e o resgate do cheque, pela família, nada mais são do que dois lados do mesmo problema. O dependente não pode desfazer o que os outros fizeram. Se a família resgata o cheque, o dependente não pode fazê-lo, e, portanto, este fracasso se torna permanente. Isto, na realidade, aumenta o sentimento de fracasso e culpa do dependente e aumenta o sentimento de hostilidade e condenação da família. A situação toda piora. A família não passou o cheque sem fundos, mas, ao resgatá-lo, de algum modo, deu a sua aprovação àquele ato, enquanto o condenaram verbalmente.
O adicto ou usuário pode continuar negando que tenha um problema de abuso de drogas e que precisa de ajuda, enquanto a família lhe der proteção automática ou livrá-lo das consequências. Cada vez que a família reage, na sua maneira usual, o crescimento da sua maturidade fica perdido e o comportamento imaturo do dependente é perpetuado e encorajado.
A raiva e a ansiedade devem ser evitadas pela família ou ela contribuirá para a progressão da doença. Os membros da família devem primeiro aprender a lidar com seus próprios problemas, antes que quaisquer efeitos benéficos possam atingir o adicto ou o usuário.
A ajuda para o dependente de drogas e para sua família deveria ser procurada fora do círculo de parentes, amigos e de vizinhos. De preferência, deve vir de pessoas treinadas nesta área de trabalho ou de programas de recuperação. As famílias podem ajudá-lo, estando prontas para sugerir recursos, tais como o programa dos Doze Passos ou com o aconselhamento profissional. Quando membros procuram ajudar, individualmente, no mesmo programa ou num programa semelhante, tal como do Grupo Amor Exigente, muitas vezes lançam as sementes para a recuperação da família.
... continua na próxima semana.
Fonte: Desconhecida
Fonte: Desconhecida

Nenhum comentário:
Postar um comentário